top of page

"A falar é que a gente se entende!"

provérbio popular

Sons da Fala

Discussão em grupo

Uma perturbação articulatória é um problema que envolve a produção de um ou vários sons, que podem ser substituídos, adicionados, alterados ou suprimidos de uma palavra. As crianças terão uma perturbação articulatória caso estes “erros” continuem após a idade esperada.

Nem todas as substituições ou omissões são produções erradas. Por exemplo, é frequente na zona Norte haver substituição do “v” pelo “b”, não podendo ser considerado uma perturbação articulatória.

 

As perturbações articulatórias também podem resultar de alterações das estruturas anatómicas do sistema orofacial (alterações na oclusão dentária, fenda palatina…) ou de alterações nas funções orais (hábitos de sucção da chupeta, do dedo, alterações da deglutição, alterações da respiração…). (saiba mais em Motricidade Orofacial)

 

A perturbação fonológica consiste numa incapacidade para utilizar sons da fala, esperados evolutivamente e de acordo com a idade, envolvendo determinados padrões na produção de sons, sendo diferente da perturbação articulatória. 

Por exemplo: a substituição do som /j/ pelo som /t/. 

 

Consulte os sinais de alerta AQUI.

 

Envie as suas dúvidas ou questões, preenchendo o formulário AQUI.

bottom of page