top of page

"As palavras são os suspiros da alma."

Pitágoras

crianças colorir

Linguagem Oral

A linguagem no domínio oral compreende a componente expressiva e compreensiva e é composta por 4 elementos linguísticos: 

- semântica (reconhecimento, significado e relação entre as palavras) “Um cão tem três patas.” - morfossintaticamente a frase está correta, mas semanticamente está errada porque o cão não tem três patas.

- morfossintaxe (conhecimento implícito das regras sintáticas e morfológicas necessárias para a construção de frases gramaticais). (e.g. A menino foram ao parque.)

- fonológica (reconhecimento dos sons da fala). (e.g. “A Mata comeu uma nana na paia.” para “A Marta comeu uma banana na praia). É normal que no decorrer do desenvolvimento da criança haja a omissão de determinados sons, contudo, há etapas em que esta aquisição deve ocorrer. Caso estas dificuldades se mantenham, é possível que a criança apresente uma perturbação fonologia

- pragmática (capacidade de adequação da linguagem ao contexto). 

 

Informe-se sobre as etapas de desenvolvimento da criança AQUI

Tendo em conta que a aquisição e desenvolvimento da linguagem e da fala ocorre principalmente por via auditiva, podem surgir alterações neste campo atrasem o desenvolvimento da criança, como por exemplo uma Perturbação no Processamento Auditivo Central (PPAC) (saiba mais AQUI.)

 

As alterações da linguagem oral podem ocorrer durante o desenvolvimento da criança ou após acidentes neurológicos, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC), Traumatismos Cranioencefálicos (TCE), entre outros, mais comuns no adulto.

 

O Terapeuta da Fala intervém na aquisição ou reabilitação da linguagem oral, avaliando a(s) componente(s) afetada(s) e as áreas linguísticas comprometidas.

 

Atente os sinais de alerta AQUI.

 

Envie as suas dúvidas ou questões, preenchendo o formulário AQUI.

bottom of page